Imposição de Páginas no InDesign

Uma das grandes vantagens do InDesign sobre seus concorrentes é um aplicativo para imposição de páginas. Trata-se da montagem da boneca, que pode ser simples, ou seja, com acabamento com grampo, ou em cadernos, quando o número de páginas é elevado, ou quando utiliza-se o acabamento com lombada quadrada.

A primeira medida é verificar a existência da impressora Adobe PDF, ou outra impressora virtual que gere arquivos no formato PDF. Isso é necessário, pois o aplicativo de imposição, o PRINT BOOKLET não exporta ou salva a boneca em outro formato, apenas a imprime. A segunda é somente utilizar a opção PRINT BOOKLET quando o docmento original possuir um número de páginas múltiplo de 4. A incidência de páginas em branco, ou a quantidade de páginas não seguir tais especificações, implica numa montagem aleatória, fora dos padrões de impressão.

Para o exemplo, utilizaremos um layout básico de 8 páginas:

Publicação diagramada no InDesign, com 8 páginas

Publicação diagramada no InDesign, com 8 páginas

Agora acione o menu: FILE > PRINT BOOKLET.

O Print Booklet: Interface simples e intuitiva

O Print Booklet: Interface simples e intuitiva

1 – Abas:

Setup: Configura-se todas as opções da imposição, desde a impressora utilizada ao tipo de imposição: simples ou composta.

Preview: Visualiza-se o resultado da imposição. Nota: Áreas marcadas em vermelho não serão impressas. Portanto, se uma de suas páginas estiver com essa marcação, você deve conferir as configurações da impressora em PRINT SETTINGS.

Sumary: Resumo de todas as configurações da imposição.

2 – Printer:

Identifica a impressora utilizada.

3 – Booklet Type:

Define o tipo de imposição: 2-up Sadle Stitch para imposição simples e 2-up Perfect Bound para imposição composta por cadernos. A segunda opção pderá ser configurada da seguinte forma:

Configuração para imposição composta por cadernos

Configuração para imposição composta por cadernos

a – Space Between Pages e Bleed Between Pages: Permite que seja configurado o espaço entre as páginas. Esta configuração gera um aumento no tamanho final da largura da publicação, mas é necessária quando o acabamento envolve fresa ou costura. A área disponibilizada para costura ou colagem é acrescida na lombada. Se é inserido um espaço entre as páginas, necessita-se da inserção da sangruia entre elas (Bleed Between Pages), para que não hajam áreas sem impressão.

b – Creep: Área de compensação de deslocamento das páginas centrais dos cadernos. Esta variação aumenta de acordo com número de páginas  (4, 8, 12, 16 ou 32 páginas) e sua espessura. As páginas internas vão se deslocando horizontalmente e, depois de refiladas, ficam menores do que as externas. O creep é uma compensação aplicada às páginas externas, que vai reduzindo gradativamente até “zerar” nas páginas centrais.

c – Signature Size: Determina quantas páginas cada caderno vai conter (4, 8, 12, 16 ou 32 páginas).

Para alterar as configurações de impressão, na aba SETUP (1), clique em PRINT SETTINGS (5). Nesta caixa de diálogo, define-se desde a qualidade do PDF até as configurações de pré-impressão, como marcas de corte, formato arquivo.

A caixa de diálogo Print Settings: Configurações corretas garantem a qualidade do resultado final

A caixa de diálogo Print Settings: Configurações corretas garantem a qualidade do resultado final

Vá para a aba SETUP e configures os seguinte itens:

a – Printer: Deverá ser utilizada a impressora ADOBE PDF, ou outra impressora virtual que permita a geração de arquivos PDF ou PostScrip. Para editá-la, clique no botão SETUP… como mostra a figura acima. A seguir, selecione a ipressora virtual Adobe PDF e clique em PREFERÊNCIAS:

Configuração da impressora virtual Adobe PDF

Configuração da impressora virtual Adobe PDF

O padrão das preferências de impressão até a versão 8.0 do Acrobat, está configurado o default setting como STANDARD. Esta configuração “comprime” o arquivo de maneira inadequada para impressão, pois converte todo o arquivo para RGB, baixando a resolução de todas as imagens para 150ppi. Para evitar maiores problemas utilize as opções em DEFAULT SETTINGS disponíveis para PDF/X, ou Press Quality, que geram PDFs preparados para impressão.

Configuração impressora Adobe PDF: Default settings podem prejudicar seu trabalho

Configuração impressora Adobe PDF: Default settings podem prejudicar seu trabalho

Clique em OK e continue a configuração da impressão/imposição na aba SETUP:

b – Setup: Deverão ser configurados o formato do papel em PAPER SIZE, levando em consideração os formatos pré-determinados ou a opção CUSTOM que redimensiona automaticamente o formato do papel em relação à imposição. A opção ORIENTATION deverá ser alterada para paisagem, em função do formato de papel selecionado. Caso a opção CUSTOM, estiver definida em PAPER SIZE, a orientação, assim como o formato do papel se ajustarão automaticamente.

c – Options: Permite redimensionar o arquivo, se necessário. A opção PAGE POSITION define a posição do arquivo com relação ao papel. Para evitar variações no registro da impressão no modo frente e verso, marque a opção CENTERED.

Agora, configure os itens da aba MARKS AND BLEEDS:

Aba Marks and Bleeds: Geralmente as marcas e cortes já bastam

Aba Marks and Bleed: Geralmente as marcas e cortes já bastam

d – Marks: Nesta paleta são definidas todas as possibilidades presentes no programa relacionadas à marcas de impressão: Crop Marks (marcas de corte), Bleed Marks (marcas de sangria) Registration Marks (marcas de registro), Color Bar (barras de calibração de cores) e Page Information (informações sobre a página, nome e diretório do arquivo). Geralmente, as gráfica tem definidas suas marcas, portanto, deixar marcada a opção CROP MARKS basta para a produção.

b – Bleed and Slug: Já vem marcada a opção USE DOCUMENT BLEED SETTINGS, quando a sangria, ou o BLEED foi definido na criação do documento. Lembrando que documentos criados sem sangria, são extremamente específicos. Para os que necessitam se neste momento o valor do bleed for igual a zero, vale a pena conferir o arquivo, reconfigurar o valor do BLEED e redimensionar todas as imagens e gráficos que estiverem enconstados nas bordas das páginas. A área externa às páginas ou área de SLUG pode ser incluída, se necessario. Contudo, não quando o arquivo está sendo gerado pelo PRINT BOOKLET.

Agora, vamos configurar a aba OUTPUT:

Aba Output: Configuração da separação de cores

Aba Output: Configuração da separação de cores

f – Output: Define-se as opções de separação: COMPOSITE, para um arquivo composto nas quatro cores, em RGB ou gray sacale, ou SEPARATIONS, para a geração de um arquivo em separações.

g – Inks: É possivel verificar as cores que compõem o arquivo, como PANTONES e outras cores especiais. Caso não seja necssária a impressão do arquivo com cores especiais, pode-se marcar, pela opção INK MANAGER, a função ALL SPOTS TO PROCESS. Assim, todas as cores especiais serão convertidas pelas suas equivalências em CMYK.

Na aba GRAPHICS, configure da seguinte forma:

Aba Graphics: Configuração da qualidade das imagens e integridade das fontes

Aba Graphics: Configuração da qualidade das imagens e integridade das fontes

h – Images: Selecione a opção ALL para manter a qualidade original das imagens e gráficos.

i – Fonts: Escolha a opção COMPLETE e marque DOWNLOAD PPD FONTS, para que todas os arquivos das fontes utilizadas em sua publicação sejam incorporadas ao PDF.

Na reta final, na aba COLOR MANAGEMENT se processa o gerenciamento de cores. É possivel carregar um perfil ICC, ou converter todas as imagens que estiverem em RGB, por exemplo para CMYK, utilizando um perfil ICC específico. Contudo, esta ação pode alterar de forma indesejada as cores das  imagens de sua publicação. Assim, assegure-se de que está utilizando o perfil correto.

Nesta aba, configuram-se os itens:

A aba Color Management: todas as imagens poderão ser convertidas no ato da geração do PDF

A aba Color Management: todas as imagens poderão ser convertidas no ato da geração do PDF

k – Print: O InDesign mostra o perfil ICC utilizado neste arquivo.

l – Options: A opção COLOR HANDING define como será feito o gerenciamento de cores: se será feito pelo prório InDesign (LET INDESIGN DETERMINATE COLORS), convertendo todo seu conteúdo para o perfil ICC padrão do programa ou outro à escolha do usuário (PRINTER PROFILE). Outra opção seria permitir que o gerenciamento de cores seja feito pela impressora PostScript (POSTSCRIPT  DETERMINATE COLORS).

Por fim, na aba ADVANCED, seleciona-se em  TRANSPARENCY FLATTNER (m) a opção HIGH RESOLUTION, para que as áreas transparentes sejam rasterizadas com a melhor qualidade possível.

Aba Advanced: Áreas de transparência com maior qualidade

Aba Advanced: Áreas de transparência com melhor qualidade

A aba SUMARY traz um resumo de todas as configurações feitas até o presente momento. Clique em OK para retornar para o PRINT BOOKLET. Clique na aba PREVIEW e confira se sua montagem foi feita corretamente. Verifique cada dupla de páginas gerada pelo aplicativo. Note que páginas nas quais as imagens eram espelhadas, ou passavam de uma páginas para outra, o aplicativo faz a divisão sem problemas para o resultado final da impressão.

Print Booklet: Imposição feita corretamente

Print Booklet: Imposição feita corretamente

Por fim, basta clicar em PRINT, para salvar seu arquivo PDF imposicionado.

Pronto! Agora basta enviar seu arquivo para uma gráfica, ou simplesmente impremí-lo utilizando a opção FRENTE E VERSO de sua impressora.

Abs,

Rangel Sales

Posted by Rangel Sales   @   27 setembro 2009

Related Posts

Like this post? Share it!

RSS Digg Twitter StumbleUpon Delicious Technorati

74 Comments

Comments
set 29, 2009
16:22
#1 Thiago Henrique - Dzno23 :

Olá Rangel, ficou bom o blog integrado ao site hein! Aqui, ótimo esse post viu, sempre preciso de dar saída de provinhas em gráfica rápida e acabo tendo que impor “na munheca” mesmo! Isso vai me ajudar bastante viu!
Vlw!

Author set 29, 2009
16:50

Disponha, Thiago. Aguarde, pois estou preparando muitas outras dicas para esta semana. Se preferir, manda suas dúvidas, que a gente providencia um post!

Abs,

Rangel Sales

out 19, 2009
8:48
#3 Jair Shimith :

Muito bom hein Rangel! Acho que isso vai ajudar muita gente a fazer o trabalho direito como eu!! hhehehe abração!

Author out 19, 2009
10:02

Pois é, meu caro. Na verdadae já tem ajudado não só os alunos do Cecoteg, mas gente do país inteiro. Ajude-me a divulgar!
Abs,

jan 20, 2010
14:50
#5 luciana :

Oláa eu denovo Rangel…
E como eu faço para impor páginas de um livro que tenha várias paginas?
suponhamos com acabamento de costura.. como eu posso impor os cadernos??

obrigada

Author jan 20, 2010
15:10

Olá Luciana, e bem-vinda ao clube!!!

Uma coisa de cada vez! (rsrsr):

Primeiro: Sim, o AUTO é o CUSTOM, pois varia de acordo com a versão.
Segundo: O número de páginas vai variar de acordo com o tipo de imposição utilizada. O ID define número de páginas apenas quando é feita a imposição em cadernos, pois assim, é determinada a quantidade de páginas cada caderno terá: 4, 8, 12, 16…
Terceiro: Para fazer a imposição de livros, dê uma olhadinha no post IMPOSIÇÃO DE PÁGINAS NO INDESIGN e verifique as configurações do item 3. Para este tipo de imposição é aconselhável que o total do número de páginas do livro seja múltiplo do número de páginas de cada caderno, (8, 12, 16, 32…) para que os cadernos sejam divididos de maneira proporcional, e para evitar que o ID insira (achando que vai te ajudar) páginas em branco na sua publicação.

Quaisquer dúvidas, entrem em contato.

Abs,

Rangel Sales

fev 8, 2010
8:53
#7 gregori :

olá muito legal teu blog, e gostaria de sanar uma duvida é o seguinte estou montando uma revista e tenho ela dividida em tipo 4 arquivos do in design e agora quero exportar todos para PDF como faço? sempre que exporto os arquivos ficam todos separados 1 arquivo do in design para cada 1 arquivo de PDF.

Author fev 12, 2010
16:20

Olá Gregori!

Dá uma olhadinha no post Diagramação de livros no InDesign CS3 – Parte II: Gerenciando múltiplos arquivos com o Book. Lá tem todo o procedimento para gerenciar vários arquivos do ID ao mesmo tempo.

Abs,

Rangel Sales

fev 26, 2010
15:09
#9 marden aires :

Olá gostaria de saber onde fica o arquivo pdf gerado, fiz o processo, mas ele nao indicou pra onde vai o arquivo, obrigado

Author fev 26, 2010
22:49
#10 Rangel Sales :

Olá, Marden.

Depende do seu sistema operacional. No Mac, o arquivo é salvo diretamente na Mesa. No caso do Wndows, uma caixa de diálogo será aberta e lhe perguntará onde quer salvar o arquivo.

mar 28, 2010
23:19
#11 Fabrício Alves :

Koeh meu brother Rangel… !!!!!
Velho, preciso de um esclarecimento por gentileza cara…
Estou tentando fechar o pdf da minha revista, porém estou tendo um grande problema que eu não tenho solução pra ele. Seguinte, quando eu fecho o pdf no modo standard, ele fecha numa boa, porém quando eu tento fechar ele no modo x-1a , ele não gera nem se quer a primeira página, e me notifica uma mensagem do bloco de notas com os seguintes dizeres:

%%[ ProductName: Distiller ]%%
%%[ Error: Scogin cannot be embedded because of licensing restrictions. ]%%
%%[ Font vendor (Alts) does not permit this font to be embedded in PDF. ]%%
%%[ Error: typecheck; OffendingCommand: cshow ]%%

%%[ Flushing: rest of job (to end-of-file) will be ignored ]%%
%%[ Warning: PostScript error. No PDF file produced. ] %%

Se der me ajuda aew cara …
forte abraço !

abr 8, 2010
10:27
#12 Zé Luiz :

Olá Rangel, Parabéns pelo site e pelo Blog.

Li o artigo sobre imposição, mas não consigo resolver uma questão: Quero imprimir um boneco de revista de 32 páginas em um A3, fazer as dobras e dar o acabamento manualmente, mas o Print Booklet só gera pares de página e não as 16 páginas por folha (frente e verso) com a imposição correta, como faço isso?

abr 13, 2010
13:43
#13 bruno nishiwaki :

iae pessoal!

socorro! preciso de ajuda! tenho q fechar uma revista de 20 paginas, ta tudo feito certinho no indesign, segui todos os passos do tutorial aqui postado mas qndo eu aperto o print, ele começa a carregar e depois para dizendo q o acrobat não esta ativado!
não sei mais oque fazer! alguem me ajuda?

abr 15, 2010
17:05
#14 Gever :

Dai beleza…… Sou diagramador em um jornal em Ponta Grossa e estou com um problema eu quero casar com 6 paginas, ou seja com um folha solta ” macarrão”…. você ja fez ou ja viu…..se tiver uma dica……
Falou….

Author abr 15, 2010
17:27
#15 Rangel Sales :

Olá, Gever.

A regra básica para imposição automática de páginas no ID é que o número de páginas do documento seja múltiplo de 4, ou o programa irá inserir páginas em branco para torná-lo múltiplo. Sendo assim, na opção RANGE, na qual serão determinada a quantidade de páginas, você poderá optar por gerar seu documento apenas com as páginas 1,2,5,6 e depois somente com a 3 e a 4. Nessa condição, caso forem geradas páginas em branco, não interferirão na montagem final.

Abs,

Rangel Sales

Author abr 15, 2010
17:43
#16 Rangel Sales :

Caro Zé Luis.

Observe o item 3 do post IMPOSIÇÃO DE PÁGINAS NO ID. Nele mostra como configurar para fazer a imposição de cadernos.

Abs,

Rangel Sales

abr 22, 2010
8:58
#17 Leo :

Grande Amigo!
Rangel, muito legal seu blog, me ajudou demais!

Author abr 25, 2010
2:19
#18 Rangel Sales :

Disponha, Leo!

Aguarde por mais posts bacanas!

Abs,

Rangel Sales

mai 28, 2010
9:57
#19 Márcia Simas :

Bom dia. Estou com uma duvida, até mês passado estava usando uma versão antiga do Indesign, e na hora de imprimir e montar as paginas usava o Inbooklet agora estou usando a versão CS4.

Ainda estou me familiarizando, mas já andei lendo algumas coisas na Internet e fiquei sabendo que a partir do CS3 não é mais possivel usar o Inbooklet e sim o Print Booklet, mas não estou achando esta opção no meu indesign. Gostaria de saber se devo baixar separado, ou tenho que ativar em algum parte do programa Indesign. Estou usando o INDESIGN CS4 em português.

Grata…

jun 1, 2010
8:50

Como faço a imposição de páginas, gerando um pdf espelhado?

jun 12, 2010
19:21
#21 Mauro Jacob :

Oi, Ragel!
Muito legal seu blog. Parabéns!!
Gostaria de saber se vc conhece algum programa que crie boneca para imposição.
Por exemplo: um livro de 400 páginas, oito páginas por chapa, com dobra variável, etc.

Obrigado!!

Author jun 18, 2010
15:08
#22 Rangel Sales :

Olá, Devanir.

Quando estiver utilizando o Plrint Booklet, clique no botão PRINT SETTINGS para habilitar a janela de configuração de impressão. A impressora selecionada para a geração do PDF deverá ser a ADOBE PDF ou outra com suporte PostScript. Na aba OUTPUT verifique se a opção FLIP está habilitada. Basta selecionar o tipo de espelhamento necessário, confirmar e gerar o arquivo imposicionado espelhado.

Abs,

Rangel Sales

set 10, 2010
7:23
#23 Luana Costa :

Olá Rangel, pq toda vez que vou gerar o PDF da o seguinte erro:

%%[ Error: Courier not found. Font cannot be embedded. ]%%
%%[ Error: invalidfont; OffendingCommand: findfont ]%%

Stack:
/Font
(Courier)
/courier

%%[ Flushing: rest of job (to end-of-file) will be ignored ]%%
%%[ Warning: PostScript error. No PDF file produced. ] %%

tem como você me ajudar com isso?

att
Luana Costa

Author set 12, 2010
19:31
#24 Rangel Sales :

Temos um problema com 3 soluções possíveis:

Primeiro:: Você está utilizando uma versão da fonte Currier ou outra qualquer com PostScript protegido. Isso significa que ela não poderá ser carregada no ato da geração do PDF e por utilizar o padrão PDF-X, o Acrobat não gerará o arquivo. A solução seria substituir esta fonte.

Segundo:: Você deve estar utilizando uma versão anterior a versão do Acrobat 9.0. Tais versões necessitam de uma configuração específica para a geração de PDFs, que fica nas propriedades da impressora Adobe PDF, que é desmarcar a opção DO NOT SEND FONTS. Isso faz com que as fontes não sejam incluídas no seu arquivo PDF, e substituídas pela fonte Currier. A solução é desmarcar tal opção.

Terceiro:: Certamente você está gerando um PDF a partir do comando FILE > PRINT. Sendo assim, na aba GRAPHICS, na opção FONTS, selecione as opções para download COMPLETE ou SUBSET, para que o programa faça o download das informações de PostScript das fontes utilizadas.

Abs,

Rangel Sales

out 25, 2010
9:35
#25 Bruno Luiz :

Olá Rangel,

Obrigado pelo tutorial, está sendo de grande ajuda! só estou tendo um problema: na hora de finalizar a configuração, aparece um warning com uma exclamação na opção preview. A explicação é a seguinte: “The booklet doesn’t fit the current paper size. Click Print Settings to specify a larger paper size or to scale the booklet to fit”. O que isso siginifica?

Um abraço!

Bruno.

Author out 27, 2010
1:11
#26 Rangel Sales :

Olá, Bruno!

Acho que está se esquecendo de configurar o formato do documento… Essa mensagem refere-se ao formato incompatível entre impressão e arte. No próprio PrintBooklet clique em Print Settings e siga o tutorial mais uma vez, pois além de selecionar a impressora Adobe PDF, você terá que configurar, na aba GENERAL o formado final do documento, ou escolher a opção CUSTOM, que se ajustará automaticamente a esse formato.

Abs,

Rangel Sales

dez 17, 2010
12:12
#27 mariana weber :

muito obrigada por esta informação!! Estava precisando muito!!
abraços!

mar 25, 2011
17:21
#28 Celeste :

Olá! Gosto muito desse site. Já fui salva muitas vezes pelas dicas dele rss
Gostaria de saber se há possibilidade de receber atualizações de conteúdo por email.
Muito obrigada e mais uma vez, PARABÉNS!!!

abr 13, 2011
11:11

Parabéns pelo tutorial, estavamos com um arquivo pronto no InDesign precisando ser enviado para gráfica e não conseguíamos fazer com que ele ficasse com uma Qualidade boa para impressão em Gráfica.
Então seguindo este tutorial conseguimos fazer com que ele ficasse perfeito para impressão.

Muito Obrigado pela dica e parabéns por compartilhar conosco!

mai 9, 2011
11:46
#30 JR SILVA :

Então rapazeada preciso de ajuda gostaria de saber
se nesse sistama eu congiso colocar mais de uma pagina na imposição.

ago 15, 2011
11:58
#31 Alexandre :

Oi, estou com uma dúvida nesta parte:

Por fim, basta clicar em PRINT, para salvar seu arquivo PDF imposicionado.

Não está salvando o arquivo PDF, já está imprimindo direto!

Preciso de ajuda!!

ago 29, 2011
17:05
#32 cassiano :

Olá, no CS4 faz imposição composta? tenho um livreto em formato A6 e preciso imposicionar para rodar em A4, 4 prints por folha ex.: 1 folha – pg 1 / pg 1 / pg 1 / pg1; 2 folha – pg 2 / pg 2 / pg 2 / pg2 ou imposição simples, também 4 prints por pgA4, 1/2 , 3/4, 5/6, 7/8
tem como? no preps e no corel fazem mas consigo isso no indesign?
obrigado,
Cassiano

set 27, 2011
15:21
#33 Marcus :

Ola, Rangel, adorei o conteudo do Blog, realmente esta muito bom, mas apos ler tudo, inclusive os comentarios, ainda tenho uma duvida, estou fazendo o manual da empresa onde trabalho, mas, tive que separar em 5 arquivos devido ao tamanho, agora estou utilizando a opção livro para fazer indice, capa e numeração, mas queria fazer um boneco utilizando a opção, PRINT BOOKLET, mas não esta ativa, existe alguma maneira?

out 4, 2011
22:57
#34 Ariane :

oi, meu indesign está criando 2 paginas em branco na hora de gerar pdf em ordem de impressão, eu tentei de tudo, e nao sei pq isso acontece, alguem pode me ajudar??????

obrigada

Author out 4, 2011
23:04
#35 Rangel Sales :

Ariane,
A quantidade páginas deverá ser múltipla de 4, para que a imposição seja bem sucedida. Você já conferiu isso?

Abs,

Rangel Sales

Author out 4, 2011
23:07
#36 Rangel Sales :

Olá Marcus..

Infelizmente não. Segundo a Adobe, a boneca é de responsabilidade da gráfica, portanto, ela geraria a partir de um pdf em páginas sequenciais. (Estupidez, na minha opinião, mas…)

Abs,

Rangel Sales

Author out 4, 2011
23:10
#37 Rangel Sales :

Infelizmente não, Cassiano.

Esse tipo de imposição, apesar de ser feita pelo Corel é melhor executada por programas como o Preps como você mesmo mencionou. O máximo que ele faz são as imposições em cadernos, mas mesmo assim, o resultado seria um PDF contendo duas páginas imposicionadas por página.

Abs,

Rangel Sales

Author out 4, 2011
23:16
#38 Rangel Sales :

Infelizmente não, meu caro…

Abs,

Rangel Sales

out 4, 2011
23:18
#39 Ariane :

ja sim, antes tava com 34 paginas, e eu adicionei duas paginas, e ainda sim na hora ir pro booklet ele adiciona 2 paginas em branco nao importa a quantidade de paginas!! nao sei como arrumar isso, pode ser alguma configuração, estou pesquisando isso faz horas e nao acho solução

out 4, 2011
23:29
#40 Ariane :

me ajuda please x.x isso nunca aconteceu? nao acho nada q possa ser utilizado no google…

Author out 4, 2011
23:56
#41 Rangel Sales :

A única possibilidade que acredito é o seu documento possuir páginas em branco. Sendo assim, na aba SETUP do PRINT BOOKLET marque a opção PRINT BLANK PRINTER SPREADS, que ele considerará as páginas em branco do seu documento. Ainda assim, é mais seguro clicar no botão PRINT SETTINGS e marcar a opção PRINT BLANK PAGES.

Acredito que funcionará!

Abs,

Rangel Sales

out 5, 2011
0:11
#42 Ariane :

olá, meu arquivo não possui nenhuma pagina em branco, todas com conteúdo (a nao ser q tenha como ter paginas ocultas lol), marquei as opções que vc falou, e mesmo assim continua adicionando duas páginas em branco (na pagina 1 e na pagina 4)….e isso com qualquer arquivo, criei um arquivo simples de 4 paginas,coloquei qualquer conteúdo, e quando fui no booklet ele tb adicionou 2 paginas em branco…

Author out 5, 2011
0:30
#43 Rangel Sales :

Ariane…

Só me resta uma única alternativa: O tipo de imposição: o correto, no PRINT BOOKLET para criar imposição convencional é, na aba setup, na opção BOOKLET TYPE é utilizar o estilo 2-UP SADDLE STITCH. Caso outro modo esteja sendo utilizado, o número de páginas DEVERÁ SER correspondentes aos múltiplos de 4, 8, 12, 16, ou 32 páginas, mas este caso só se aplica à IMPOSIÇÃO EM CADERNOS.

Abs,

Rangel Sales.

dez 2, 2011
14:37
#44 Aureo Monteiro :

Olá Rangel… Muito bom estou iniciando na arte da diagramação de livros e essa era a minha dúvida, como organizar a impressão a aprtir do indesign… já ajudou mas se não mfor abusar pode dar uma dica para o formato de livro 10×15?

jan 3, 2012
14:28
#45 Glenio :

Oi, Rangel!
O seu tutorial é muito útil. Parabéns.
Uma coisa que gostaria de ver é a resolução das imagens após o processo. Estou fazendo uma revista de 40 páginas que tem muitas imagens, mas o formato final do arquivo ficou com 3,5Mb. Será que está correto?

Obrigado novamente pela sua ajuda.

jan 24, 2012
10:53
#46 Alice Alencar :

Olá! Parabéns pela pág. Rangel, é muito útil!
estou trabalhando com diagramação de um informativo (pela primeira vez) e não sei exatamente como fazer.. o produto final deve ser no tamanho a4, que aberto fica um A3, criei todo o documento mas a impressão deve ser feita em uma gráfica. Gostaria de saber como envio o arquivo, se a são eles q vão cuidar dessa imposição das págs no momento da impressão ou se tenho q enviar montada. E o q faço qnto aos vínculos? Vc pode me ajudar? Abraço!

fev 24, 2012
12:22
#47 Daniel :

estou querendo das saida em jornal para impressão OFFSET.
quero saber as configurações necessarias para impressao na hora da saida.
nas separações das cores etc.
sera que tem geito de me ajudar nisso?

jun 9, 2012
20:43
#48 Ruth :

Oi Rangel, muito boa explicação, fiz tudo certinho, estava tudo lindo mas no final não apareceu o arquivo.
Na hora de salvar aparece um nome muito extranho com @ aí eu mudei p/ o nome do arquivo, mas nada aparece. O q pode ser isso? Um abraço e muito obrigada!!! Ruth

jun 19, 2012
13:49
#49 Lia :

Oi Rangel, depois que abro uma publicação já com várias páginas, se adiciono mais páginas elas ficam, na área de trabalho, lado a lado horizontalmente (tipo 6 páginas agrupadas) e não 2 a 2 verticalmente, qdo é uma publicação com mais de 50 pags, isso me atrapalha, como faço pra resolver isso.

jun 19, 2012
14:38
#50 Lia :

Oi Rangel, obrigada mas já descobri. Era embaralhamento de páginas. Abração.

jul 6, 2012
17:26
#51 Rafael :

Muito bom o post, parabéns.
Estou tendo um problema na hora de fazer o booklet, no preview aparece tudo certinho, do jeito que é para ser. Então eu dou o print pra imprimir. Porém o arquivo pdf gerado vem com as páginas todas embaralhadas, completamente diferente do preview, não faço ideia do que esteja acontecendo.

ago 24, 2012
11:20
#52 Lívia :

Boa tarde,
estou com um probleminha ao mandar fechar um arquivo em PDF no Indesign, a fonte que instalei baixei como gratuita está dando o aviso de: “This font could not be embedded due to licensing restrictions in the font. A substitute font will be used if it supports the glyphs used in the restricted font. The PDF will not be created if the glyphs cannot be represented. This export will produce a valid PDF, but it will be a PDF/X compliant file.”

Há alguma coisa que posso fazer pra solucionar este problema sem ter de trocar a fonte? No site da fonte constava que ela tem uso free. O que posso fazer?

Grata,
Lívia

set 3, 2012
8:23
#53 Waldyr Mendes Jr :

bom Dia,
estou com um problema sério para fechar um livro!! Preciso que saiam 4 páginas em uma folha, sendo que elas serão impressas diretamente na chapa, mas preciso que elas seja dispostas em cadernos de 4 páginas!! mas não consecutivas e sim alternadas sendo que no formato final elas serão 2×2 sendo que será cabeça com cabeça a impressão, como eu faço isso??

set 27, 2012
1:24
#54 João Victor :

Boa noite Rangel, é o João, seu ex-aluno da turma 47.

Rangel, estou fechando uma boneca de um trabalho didático e quando fui ver o Print Booklet pra ver se estava tudo ok reparei uma coisa estranha na colocação das páginas. O arquivo tem 24 páginas, mas a página nº 1 não está batendo com a nº 24, e sim com a nº 4. Como posso resolver isso? Ou se estiver errado, me corrija por favor.

Abraços.

nov 24, 2012
8:52
#55 Eliezer :

Olá, preciso de uma ajuda urgente
trabalho em uma grafica e uso somente corel e photoshop
mas recebi esta semana um livro em Indesign
acontece que as paginas vieram invertidas
como faço para mudar as paginas de lugar?

mai 23, 2013
16:30

I go to see every day some blogs and websites to
read articles or reviews, except this weblog provides feature based
posts.

jul 4, 2013
9:31
#57 Shankar :

ótimo post Rangel, vou passar a seguir o seu blog. Grato

jul 16, 2013
8:34
#58 Júlio :

Caso eu vá imprimir um livro formato C5 em A3 com 2 montages.
Tipo: 1/4 2/3
1/4 2/3
Como que eu faço

jul 17, 2013
22:10
#59 Joao De Souza :

Rangel Quando eu clico em Printer para selecionar nao aparece a opcao do PDF para salvar. O que fazer

jul 17, 2013
22:39
#60 Joao De Souza :

Ah! E se eu quiser eu posso clicar na impressora da microsoft XPS Document Writer?

ago 20, 2013
11:22
#61 Adriano Nascimento :

bom dia! Esse é um erro que costuma as vezes a aparecer em meu trabalho:

the active document uses multiple page sizes.
Print Booklet works only with documents that uses a consistent page size.

Confiro tamanho da pagina, nem aparece aviso de erro, essa msg aparece quando clico em print

Agradeço se puder me ajudar

fev 24, 2014
9:08

Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept
guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
acquire essential consideration also could be the overslept
guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location
to overslept acquire essential consideration also could be the overslept
guests home or maybe master bedrooms. Apart from the
overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
Apart from the overslept lobby overslept, an
additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests
home or maybe master bedrooms. Strangulation overslept overslept
overslept overslept overslept WordPress Template Empty Page overslept overslept.
Apart from the overslept lobby overslept, an
additional location to overslept acquire essential consideration also could be the
overslept guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.

Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could
be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to
overslept acquire essential consideration
also could be the overslept guests home or maybe master
bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms..

jun 28, 2014
10:52
#63 Christian :

Have you ever considered publishing an e-book or guest authoring on other websites?
I have a blog based upon on the same subjects you discuss and would love to
have you share some stories/information. I know my audience would appreciate your work.
If you’re even remotely interested, feel free to shoot me an e mail.

ago 10, 2014
6:10

The best coolant for the skin is cucumber, because it has the ability to absorb heat within the skin which is a
precursor of acne. You can rub a little portion of garlic on your acne, more than once in a day.
Searching gonna college or any other public
spot, they even make light gold necklaces
since they are not limited for you to be worn throughout parties simply.

ago 17, 2014
21:22

Wonderful, what a webpage it is! This weblog provides helpful facts to us,
keep it up.

ago 29, 2014
19:27

First off I would like to say fantastic blog! I had a
quick question that I’d like to ask if you don’t mind. I was interested to
know how you center yourself and clear your head before
writing. I’ve had trouble clearing my thoughts in getting my
thoughts out there. I truly do enjoy writing but it just
seems like the first 10 to 15 minutes are lost simply just trying to figure
out how to begin. Any recommendations or
hints? Thank you!

ago 30, 2014
22:50
#67 Theodore :

I simply could not leaave your web site before suggesting that I actually
loved thhe standard information a person supply to your guests?
Is gonna be back steadily in order to investigate cross-check new posts

set 27, 2014
12:23

This is my first time visit at here and i am truly pleassant
to read everthing at alone place.

out 5, 2014
17:11
#69 zobacz :

Świetnie się przegląda twoje wpisy. Liczę na więcej!

out 6, 2014
9:00

Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with SEO?
I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords
but I’m not seeing very good results. If you
know of any please share. Kudos!

out 12, 2014
15:04
#71 Windows :

They do maintain and follow a very strict quality control policy which
is also the most important part of their overall business strategy.
Pick decorating elements that fit your personality and are practical
for your family’s lifestyle. With a wide and exhaustive variety of
splendid, innovative and contemporary designs, these designers make all happy and contented in a friendly manner.

Trackbacks to this post.
Leave a Comment

Name

Email

Website

Previous Post
«
Next Post
»
Powered by Wordpress   |   Lunated designed by ZenVerse