Imposição de Páginas no InDesign

Uma das grandes vantagens do InDesign sobre seus concorrentes é um aplicativo para imposição de páginas. Trata-se da montagem da boneca, que pode ser simples, ou seja, com acabamento com grampo, ou em cadernos, quando o número de páginas é elevado, ou quando utiliza-se o acabamento com lombada quadrada.

A primeira medida é verificar a existência da impressora Adobe PDF, ou outra impressora virtual que gere arquivos no formato PDF. Isso é necessário, pois o aplicativo de imposição, o PRINT BOOKLET não exporta ou salva a boneca em outro formato, apenas a imprime. A segunda é somente utilizar a opção PRINT BOOKLET quando o docmento original possuir um número de páginas múltiplo de 4. A incidência de páginas em branco, ou a quantidade de páginas não seguir tais especificações, implica numa montagem aleatória, fora dos padrões de impressão.

Para o exemplo, utilizaremos um layout básico de 8 páginas:

Publicação diagramada no InDesign, com 8 páginas

Publicação diagramada no InDesign, com 8 páginas

Agora acione o menu: FILE > PRINT BOOKLET.

O Print Booklet: Interface simples e intuitiva

O Print Booklet: Interface simples e intuitiva

1 – Abas:

Setup: Configura-se todas as opções da imposição, desde a impressora utilizada ao tipo de imposição: simples ou composta.

Preview: Visualiza-se o resultado da imposição. Nota: Áreas marcadas em vermelho não serão impressas. Portanto, se uma de suas páginas estiver com essa marcação, você deve conferir as configurações da impressora em PRINT SETTINGS.

Sumary: Resumo de todas as configurações da imposição.

2 – Printer:

Identifica a impressora utilizada.

3 – Booklet Type:

Define o tipo de imposição: 2-up Sadle Stitch para imposição simples e 2-up Perfect Bound para imposição composta por cadernos. A segunda opção pderá ser configurada da seguinte forma:

Configuração para imposição composta por cadernos

Configuração para imposição composta por cadernos

a – Space Between Pages e Bleed Between Pages: Permite que seja configurado o espaço entre as páginas. Esta configuração gera um aumento no tamanho final da largura da publicação, mas é necessária quando o acabamento envolve fresa ou costura. A área disponibilizada para costura ou colagem é acrescida na lombada. Se é inserido um espaço entre as páginas, necessita-se da inserção da sangruia entre elas (Bleed Between Pages), para que não hajam áreas sem impressão.

b – Creep: Área de compensação de deslocamento das páginas centrais dos cadernos. Esta variação aumenta de acordo com número de páginas  (4, 8, 12, 16 ou 32 páginas) e sua espessura. As páginas internas vão se deslocando horizontalmente e, depois de refiladas, ficam menores do que as externas. O creep é uma compensação aplicada às páginas externas, que vai reduzindo gradativamente até “zerar” nas páginas centrais.

c – Signature Size: Determina quantas páginas cada caderno vai conter (4, 8, 12, 16 ou 32 páginas).

Para alterar as configurações de impressão, na aba SETUP (1), clique em PRINT SETTINGS (5). Nesta caixa de diálogo, define-se desde a qualidade do PDF até as configurações de pré-impressão, como marcas de corte, formato arquivo.

A caixa de diálogo Print Settings: Configurações corretas garantem a qualidade do resultado final

A caixa de diálogo Print Settings: Configurações corretas garantem a qualidade do resultado final

Vá para a aba SETUP e configures os seguinte itens:

a – Printer: Deverá ser utilizada a impressora ADOBE PDF, ou outra impressora virtual que permita a geração de arquivos PDF ou PostScrip. Para editá-la, clique no botão SETUP… como mostra a figura acima. A seguir, selecione a ipressora virtual Adobe PDF e clique em PREFERÊNCIAS:

Configuração da impressora virtual Adobe PDF

Configuração da impressora virtual Adobe PDF

O padrão das preferências de impressão até a versão 8.0 do Acrobat, está configurado o default setting como STANDARD. Esta configuração “comprime” o arquivo de maneira inadequada para impressão, pois converte todo o arquivo para RGB, baixando a resolução de todas as imagens para 150ppi. Para evitar maiores problemas utilize as opções em DEFAULT SETTINGS disponíveis para PDF/X, ou Press Quality, que geram PDFs preparados para impressão.

Configuração impressora Adobe PDF: Default settings podem prejudicar seu trabalho

Configuração impressora Adobe PDF: Default settings podem prejudicar seu trabalho

Clique em OK e continue a configuração da impressão/imposição na aba SETUP:

b – Setup: Deverão ser configurados o formato do papel em PAPER SIZE, levando em consideração os formatos pré-determinados ou a opção CUSTOM que redimensiona automaticamente o formato do papel em relação à imposição. A opção ORIENTATION deverá ser alterada para paisagem, em função do formato de papel selecionado. Caso a opção CUSTOM, estiver definida em PAPER SIZE, a orientação, assim como o formato do papel se ajustarão automaticamente.

c – Options: Permite redimensionar o arquivo, se necessário. A opção PAGE POSITION define a posição do arquivo com relação ao papel. Para evitar variações no registro da impressão no modo frente e verso, marque a opção CENTERED.

Agora, configure os itens da aba MARKS AND BLEEDS:

Aba Marks and Bleeds: Geralmente as marcas e cortes já bastam

Aba Marks and Bleed: Geralmente as marcas e cortes já bastam

d – Marks: Nesta paleta são definidas todas as possibilidades presentes no programa relacionadas à marcas de impressão: Crop Marks (marcas de corte), Bleed Marks (marcas de sangria) Registration Marks (marcas de registro), Color Bar (barras de calibração de cores) e Page Information (informações sobre a página, nome e diretório do arquivo). Geralmente, as gráfica tem definidas suas marcas, portanto, deixar marcada a opção CROP MARKS basta para a produção.

b – Bleed and Slug: Já vem marcada a opção USE DOCUMENT BLEED SETTINGS, quando a sangria, ou o BLEED foi definido na criação do documento. Lembrando que documentos criados sem sangria, são extremamente específicos. Para os que necessitam se neste momento o valor do bleed for igual a zero, vale a pena conferir o arquivo, reconfigurar o valor do BLEED e redimensionar todas as imagens e gráficos que estiverem enconstados nas bordas das páginas. A área externa às páginas ou área de SLUG pode ser incluída, se necessario. Contudo, não quando o arquivo está sendo gerado pelo PRINT BOOKLET.

Agora, vamos configurar a aba OUTPUT:

Aba Output: Configuração da separação de cores

Aba Output: Configuração da separação de cores

f – Output: Define-se as opções de separação: COMPOSITE, para um arquivo composto nas quatro cores, em RGB ou gray sacale, ou SEPARATIONS, para a geração de um arquivo em separações.

g – Inks: É possivel verificar as cores que compõem o arquivo, como PANTONES e outras cores especiais. Caso não seja necssária a impressão do arquivo com cores especiais, pode-se marcar, pela opção INK MANAGER, a função ALL SPOTS TO PROCESS. Assim, todas as cores especiais serão convertidas pelas suas equivalências em CMYK.

Na aba GRAPHICS, configure da seguinte forma:

Aba Graphics: Configuração da qualidade das imagens e integridade das fontes

Aba Graphics: Configuração da qualidade das imagens e integridade das fontes

h – Images: Selecione a opção ALL para manter a qualidade original das imagens e gráficos.

i – Fonts: Escolha a opção COMPLETE e marque DOWNLOAD PPD FONTS, para que todas os arquivos das fontes utilizadas em sua publicação sejam incorporadas ao PDF.

Na reta final, na aba COLOR MANAGEMENT se processa o gerenciamento de cores. É possivel carregar um perfil ICC, ou converter todas as imagens que estiverem em RGB, por exemplo para CMYK, utilizando um perfil ICC específico. Contudo, esta ação pode alterar de forma indesejada as cores das  imagens de sua publicação. Assim, assegure-se de que está utilizando o perfil correto.

Nesta aba, configuram-se os itens:

A aba Color Management: todas as imagens poderão ser convertidas no ato da geração do PDF

A aba Color Management: todas as imagens poderão ser convertidas no ato da geração do PDF

k – Print: O InDesign mostra o perfil ICC utilizado neste arquivo.

l – Options: A opção COLOR HANDING define como será feito o gerenciamento de cores: se será feito pelo prório InDesign (LET INDESIGN DETERMINATE COLORS), convertendo todo seu conteúdo para o perfil ICC padrão do programa ou outro à escolha do usuário (PRINTER PROFILE). Outra opção seria permitir que o gerenciamento de cores seja feito pela impressora PostScript (POSTSCRIPT  DETERMINATE COLORS).

Por fim, na aba ADVANCED, seleciona-se em  TRANSPARENCY FLATTNER (m) a opção HIGH RESOLUTION, para que as áreas transparentes sejam rasterizadas com a melhor qualidade possível.

Aba Advanced: Áreas de transparência com maior qualidade

Aba Advanced: Áreas de transparência com melhor qualidade

A aba SUMARY traz um resumo de todas as configurações feitas até o presente momento. Clique em OK para retornar para o PRINT BOOKLET. Clique na aba PREVIEW e confira se sua montagem foi feita corretamente. Verifique cada dupla de páginas gerada pelo aplicativo. Note que páginas nas quais as imagens eram espelhadas, ou passavam de uma páginas para outra, o aplicativo faz a divisão sem problemas para o resultado final da impressão.

Print Booklet: Imposição feita corretamente

Print Booklet: Imposição feita corretamente

Por fim, basta clicar em PRINT, para salvar seu arquivo PDF imposicionado.

Pronto! Agora basta enviar seu arquivo para uma gráfica, ou simplesmente impremí-lo utilizando a opção FRENTE E VERSO de sua impressora.

Abs,

Rangel Sales

Rangel Sales

Possui pós-graduação em Projetos Editoriais Impressos e Multimídia pelo Centro Universitário UNA (2009) e graduação em Comunicação Social com Ênfase em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior Promove (2007). Atualmente é sócio administrador da empresa Ita Sales Editoração Treinamento e Consultoria Ltda-ME, instrutor do curso Técnico em Design Gráfico do Centro de Formação Profissional - Sérgio de Freitas Pacheco - CECOTEG.

You may also like...

66 Responses

  1. Rafael disse:

    Muito bom o post, parabéns.
    Estou tendo um problema na hora de fazer o booklet, no preview aparece tudo certinho, do jeito que é para ser. Então eu dou o print pra imprimir. Porém o arquivo pdf gerado vem com as páginas todas embaralhadas, completamente diferente do preview, não faço ideia do que esteja acontecendo.

  2. Lívia disse:

    Boa tarde,
    estou com um probleminha ao mandar fechar um arquivo em PDF no Indesign, a fonte que instalei baixei como gratuita está dando o aviso de: “This font could not be embedded due to licensing restrictions in the font. A substitute font will be used if it supports the glyphs used in the restricted font. The PDF will not be created if the glyphs cannot be represented. This export will produce a valid PDF, but it will be a PDF/X compliant file.”

    Há alguma coisa que posso fazer pra solucionar este problema sem ter de trocar a fonte? No site da fonte constava que ela tem uso free. O que posso fazer?

    Grata,
    Lívia

  3. Waldyr Mendes Jr disse:

    bom Dia,
    estou com um problema sério para fechar um livro!! Preciso que saiam 4 páginas em uma folha, sendo que elas serão impressas diretamente na chapa, mas preciso que elas seja dispostas em cadernos de 4 páginas!! mas não consecutivas e sim alternadas sendo que no formato final elas serão 2×2 sendo que será cabeça com cabeça a impressão, como eu faço isso??

  4. João Victor disse:

    Boa noite Rangel, é o João, seu ex-aluno da turma 47.

    Rangel, estou fechando uma boneca de um trabalho didático e quando fui ver o Print Booklet pra ver se estava tudo ok reparei uma coisa estranha na colocação das páginas. O arquivo tem 24 páginas, mas a página nº 1 não está batendo com a nº 24, e sim com a nº 4. Como posso resolver isso? Ou se estiver errado, me corrija por favor.

    Abraços.

  5. Eliezer disse:

    Olá, preciso de uma ajuda urgente
    trabalho em uma grafica e uso somente corel e photoshop
    mas recebi esta semana um livro em Indesign
    acontece que as paginas vieram invertidas
    como faço para mudar as paginas de lugar?

  6. I go to see every day some blogs and websites to
    read articles or reviews, except this weblog provides feature based
    posts.

  7. Shankar disse:

    ótimo post Rangel, vou passar a seguir o seu blog. Grato

  8. Júlio disse:

    Caso eu vá imprimir um livro formato C5 em A3 com 2 montages.
    Tipo: 1/4 2/3
    1/4 2/3
    Como que eu faço

  9. Joao De Souza disse:

    Rangel Quando eu clico em Printer para selecionar nao aparece a opcao do PDF para salvar. O que fazer

  10. Joao De Souza disse:

    Ah! E se eu quiser eu posso clicar na impressora da microsoft XPS Document Writer?

  11. Adriano Nascimento disse:

    bom dia! Esse é um erro que costuma as vezes a aparecer em meu trabalho:

    the active document uses multiple page sizes.
    Print Booklet works only with documents that uses a consistent page size.

    Confiro tamanho da pagina, nem aparece aviso de erro, essa msg aparece quando clico em print

    Agradeço se puder me ajudar

  12. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept
    guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
    acquire essential consideration also could be the overslept
    guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location
    to overslept acquire essential consideration also could be the overslept
    guests home or maybe master bedrooms. Apart from the
    overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
    Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
    Apart from the overslept lobby overslept, an
    additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests
    home or maybe master bedrooms. Strangulation overslept overslept
    overslept overslept overslept WordPress Template Empty Page overslept overslept.
    Apart from the overslept lobby overslept, an
    additional location to overslept acquire essential consideration also could be the
    overslept guests home or maybe master bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.

    Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept acquire essential consideration also could
    be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
    Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to
    overslept acquire essential consideration
    also could be the overslept guests home or maybe master
    bedrooms. Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
    acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms.
    Apart from the overslept lobby overslept, an additional location to overslept
    acquire essential consideration also could be the overslept guests home or maybe master bedrooms..

  13. This is my first time visit at here and i am truly pleassant
    to read everthing at alone place.

  1. 4 de outubro de 2009

    […] pages: Quando a publicação receberá acabamentos do tipo grampo, costura ou outros que exijam imposição. Master text frame: utiliza-se esta opção para que um box do tamanho exato da mancha de texto […]

  2. 7 de abril de 2011

    […] ae um tutorial pra quem quiser fazer o trabalho da Brígida pelo INDESIGN. É bem prático, só não esqueçam de […]

  3. 8 de setembro de 2013

    […] Imposição de página; Imposição de página II; imposição de pagina III […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>